Richard Otterloo explica os principais benefícios da terapia com animais para pacientes hospitalizados

Daker
Daker
Richard Otterloo

De acordo com Richard Otterloo, entusiasta de inovações na área da saúde, diversas terapias inovadoras e alternativas têm comprovado sua eficácia no tratamento de pacientes hospitalizados. Nesse contexto, a terapia assistida por animais desempenha um papel cada vez mais importante na recuperação de pacientes nos mais diversos estados de saúde, desde crianças até idosos. 

Você já ouviu nesse tipo de terapia? Se ainda não, esse artigo foi feito para você. Conheça aqui como a terapia com animais é realizada, os principais benefícios gerados e quais as principais doenças que podem ser tratadas através deste método que encanta muitas pessoas. Para ficar inteirado deste assunto, continue essa leitura até o final e saiba mais.

Como funciona a terapia com animais?

Como aponta Richard Otterloo, a terapia com animais é um método desenvolvido a partir de inúmeros estudos e pesquisas do ramo, além de possuir exigências específicas. Em primeiro lugar, o animal, independente de sua raça ou espécie, precisa passar por uma avaliação comportamental e de saúde para garantir que a terapia gere os efeitos necessários. 

Dessa forma, os animais precisam passar por todo um adestramento com profissionais especializados e ter a saúde em dia conforme as exigências veterinárias de vacinação, higiene e controle de parasitas demandam. 

Além disso, antes de entrarem em contato com os pacientes, os animais normalmente têm suas patas higienizadas com clorexidina 2%, tudo para garantir o máximo de segurança e proteção aos pacientes e aos próprios animais, conforme explica Richard Otterloo, apaixonado pelo tema.

Atividades individuais ou em grupo: detalhes sobre a terapia com animais

Como evidencia o comentador Richard Otterloo, a terapia com animais pode ser realizada de diversas maneiras, podendo ser em grupo ou individualmente. Além disso, essas atividades podem acontecer tanto semanalmente como quinzenalmente, dependendo das exigências e demandas de cada paciente e, claro, do hospital. 

Quando necessário, de acordo com Richard Otterloo, entendedor do assunto, esses animais são levados até o próprio leito do paciente, favorecendo aqueles que possuem sua mobilidade reduzida. Além disso, também é possível que os pacientes realizem passeios com os animais pelos corredores ou espaços apropriados, sempre acompanhados de seus tutores, voluntários ou profissionais especializados, garantindo uma interação saudável e espontânea entre animal e paciente.

Qual a eficácia da terapia com animais para os pacientes hospitalizados?

Conforme Richard Otterloo, os benefícios desse modelo de terapia são diversos e cada vez mais comprovados, fazendo com que cada vez mais diversas instituições públicas ou privadas incorporem esse método em sua rotina. Portanto, confira a seguir alguns destes benefícios.

Melhora física

A terapia com animais é um excelente meio para garantir uma melhora física em pacientes que possuem suas atividades motoras comprometidas. Através de diversas atividades realizadas com esses animais, é possível beneficiar o equilíbrio, a condução em cadeira de rodas ou andadores, e muito mais.

Benefícios mentais

Os benefícios da terapia assistida com animais também se dão no campo da saúde mental e cognitiva dos pacientes hospitalizados. Diversos estudos e práticas garantem que esse modelo de terapia oferece uma excelente melhora nas habilidades de fala, de atenção às tarefas, além de melhorar consideravelmente os momentos de recreação e lazer dos pacientes, contribuindo para a diminuição de ansiedade, depressão e sentimento de solidão dos hospitalizados.

Melhorias fisiológicas

Em termos fisiológicos, a terapia com animais contribui para aumentar o nível de neurotransmissores nos pacientes, como os hormônios dopamina, feniletilamina, endorfina e muito mais, que são responsáveis pelo prazer, melhoria do controle motor, do ânimo, sensações de bem-estar e muito mais, como destaca Richard Otterloo. 

Por fim, como é possível observar, a terapia assistida com animais é um método repleto de vantagens para a saúde de pessoas em geral, principalmente de pacientes hospitalizados, seja em condições leves ou graves. Como considera Richard Otterloo, amante do tema, através de animais treinados e devidamente capacitados de acordo com as demandas e exigências hospitalares, as pessoas que precisam recuperar sua saúde física e mental  têm a possibilidade de obter uma interação respeitosa, carinhosa e eficaz para o dia a dia dentro de um hospital.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *